Criar uma marca é mais do que apenas escolher um nome ou ter público, uma marca é uma construção visual que depende da forma como as pessoas podem ver e interagir com sua empresa.
Criar um logotipo serve para dar um rosto a sua marca e fazer com que ela possa ser mais facilmente reconhecida pelos seus consumidores e clientes. Além disso, também tem a função de criar sua reputação.
Nesse artigo irei falar sobre o que você precisa saber na hora de criar sua marca e seu logotipo de modo a dispor do máximo impacto visual com seu público e gerar uma maior aceitação de mercado.
Conteúdo
Entenda o seu negócio antes de dar forma
Um dos mais importantes aspectos da criação de marca é o conhecimento que você deve ter de seu negócio.
O processo de criar a sua marca e dar uma forma ao seu logotipo exigirá que você tenha uma ideia clara do que você tem a oferecer, quais são os seus principais diferenciais e acima de tudo qual é a maneira que você quer ser visto e reconhecido pelo seu público.
O ideal é que você crie o seu plano de negócios de forma abrangente antes de tentar desenvolver a identidade visual da marca, assim você terá acesso a um conhecimento muito maior do negócio e suas referências para o logotipo serão muito mais interessantes.
Faça uma análise de público
Embora a criação da marca seja uma parte do negócio que serve para dar uma forma visual aos planos de seu criador o resultado final deve sempre ser voltado para o público.
Ao desenvolver sua marca você pode precisar conhecer o seu público da maneira mais completa possível. Lembre-se que conforme aprender sobre o público você poderá desenvolver melhores produtos e serviços, se adaptar às linguagens de maior influência nesse grupo e ter um conjunto mais diverso de conteúdo para oferecer.
É natural que você passe por um processo de criação de marca e leve em consideração aquilo que irá ou não trazer o interesse do público.
Conheça a sua concorrência
O processo de criação de marca terá uma importante finalidade para você e seu público, mas existe ainda um terceiro grupo que deve ser levado em consideração.
A concorrência não irá te ajudar a definir quem você quer ser ou como deseja ser visto. Porém, ao conhecer a sua concorrência você terá uma forma mais clara de avaliar sua competência.
Examine o que eles tem de bom a oferecer, mas fique também atento às falhas que sua concorrência tem para mostrar. Assim você poderá criar uma marca e um logotipo que explorem aquilo que você tem de melhor sem parecer uma cópia, trazendo o destaque no mercado.
As cores são fundamentais
Embora tenhamos deixado por último às cores são fundamentais para a criação de marca, quando você decide escolher as cores da sua marca é importante não apenas usar aquilo que você gosta mas também pesquisar sobre quais as maiores influências das cores no mercado.
Existem estudos sobre o tipo de sensação que certas cores podem transmitir. Portanto, não tenha medo de fazer testes com a paleta de cores.
Não se limite às cores mais comuns, use a sua criatividade para conseguir o efeito que você deseja, ter uma marca original fará toda a diferença no final.
Conclusão
Aqui você viu que criar uma marca é mais do que simplesmente escolher uma imagem bonita.
A marca é o RG da empresa. Portanto criar algo que conecte com o público-alvo e transmita a identidade da empresa é um fator muito importante para o sucesso do negócio.
Use todas as dicas que acabou de aprender e faça um processo de criação de marca que dará forma a tudo o que você sempre quis representar, você poderá perceber que uma marca bem feita é algo poderoso.
E caso queira a nossa ajuda, temos especialistas que conseguem entender os seus objetivos e transforma-los em sua marca de forma descomplicada.