O que é e-mail marketing e o que você precisa saber sobre

Para quem quer ter sucesso no ramo de marketing digital o e-mail marketing já é uma ferramenta muito conhecida.

Ela consiste no envio de mensagens através de e-mail com a finalidade principal de atrair leads, gerar relacionamento e fazer conversão de vendas.

Apesar de ser um meio de enviar mensagens relativamente antigo, diferente do que muitas pessoas pensam, o e-mail marketing não morreu!

De acordo com pesquisas feitas pelo instituto Brasileiro de geografia e estatísticas (IBGE) muitas pessoas ainda fazem o uso do e-mail como principal forma de comunicação.

Tanto para mensagens de trabalho quanto para e mails pessoais, esse ainda é um dos principais motivos de acesso à internet.

São mais de 2 bilhões de usuários e 200 bilhões de e-mails enviados todos os dias.

Esses números fornecem um resultado muito satisfatório para quem pretende gerar mais leads e consequentemente melhorar as vendas e acesso a conteúdo.

O principal benefício que esse tipo de e-mail oferece é a oportunidade de fazer um marketing direto, atingindo um público que realmente traga retorno, o que faz com que hajam gastos menores com marketing.

Sendo assim, o e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para se ter na sua estratégia.

Lista de e-mails e como utilizá-la

Para ter acesso direto aos clientes é necessário que você tenha primeiro uma lista com seus e-mails.

Os e-mails podem ser obtidos de diversas formas. Entre elas está o newsletter, onde o cliente fornece o seu e-mail em troca de informações.

Vale ressaltar que no uso dessa ferramenta é necessário fornecer algo valioso para o cliente em troca do seu e-mail, como conteúdo que capte a atenção e façam com que o leitor se interesse cada vez mais pela sua marca.

Uma forma eficiente de ter uma grande lista de e-mails é o que chamamos de “iscas digitais”. O usuário fornece o e-mail em troca de algum download grátis, cupom de desconto, ou algo do tipo.

Ao oferecer algo que traga valor ao possível cliente, o mesmo oferece seu e-mail e, a partir daí, é possível começar a gerar um relacionamento, sempre entregando conteúdo que interesse à ele, até o momento da venda em si.

Um ponto importante a se ressaltar: muita gente acha que apenas ter uma grande lista de e-mails é sinônimo de sucesso, e recorre a compra de listas. O que é uma prática nada adequada.

E-mails comprados normalmente contém endereços de pessoas que não se interessam com sua publicidade. O que pode ocasionar na classificação como SPAM.

Portanto, fica uma dica: Nunca invista em lista comprada!

Existem formas de capturar um e-mail dando um valor ao seu cliente. E assim, você terá alguém muito interessado no seu contato.

SPAM vs. e-mail marketing: a principal diferença

Você provavelmente já deve ter recebido algum tipo de SPAM na sua caixa de e-mail. SPAMS são aquelas mensagens que você recebe sem consentimento, ou seja, quando você não dá seu e-mail para aquela empresa e mesmo assim ela manda mensagens.

Como os serviços de e-mail priorizam uma boa experiência a seus usuários, quando alguém é classificado como praticante de SPAM, os servidores fazem com que qualquer comunicação proveniente daquele destinatário seja enviada automaticamente para a caixa de SPAM.

Essa é a principal diferença entre um e-mail marketing e uma mensagem spam. Por isso não é uma boa ideia adotar a prática da compra de listas de e-mails.

Isso pode dar uma imagem ruim a sua empresa, já que demonstra que você não tem respeito ao cliente.

Enviar e-mails indesejados é como fazer uma “panfletagem no semáforo”. Serão poucas pessoas que darão valor à sua mensagem e não jogarão ela fora.

Isso quando não acontecer de a pessoa se sentir incomodada com a sua mensagem e ficar com uma má impressão da sua marca.

Benefícios de uma grande lista de e-mails

Quanto mais e-mails mais contato com os seus leads, e quanto mais contato com os leads, mais fácil será para converte-los em reais clientes e vendas.

Uma grande lista de e-mails representa um leque de oportunidades, você consegue atingir um público maior e gerar uma maior conversão de vendas.

Por fim, benefícios do e-mail marketing

Mas afinal, que benefícios o e-mail marketing pode proporcionar a sua marca? Os benefícios são vários, mas aqui irei mencionar alguns dos que considero os principais:

1 – Relacionamento com o público

O público é quem faz seu negócio, afinal, sem um consumidor não existe lucro. Portanto, o e-mail marketing é uma forma simples e rápida de ter acesso ao cliente, conhecê-lo melhor e assim entender suas preferências.

Você cria um canal direto para fazer uma comunicação que irá fidelizar o seu público à sua marca.

Além disso, você também tem a possibilidade de fazer relatórios detalhados sobre acessos e públicos que mais se identificam com a sua marca, além de descobrir como o seu público reagiu com sua mensagem e otimizar para o que dá o melhor resultado.

2 – Personalização de mensagens

Algo que chama muito a atenção do público são as mensagens personalizadas. A possibilidade de personalizar os e-mails de forma que sua mensagem seja direcionada exatamente àquela pessoa ou com algo que vá chamar atenção dela causa um impacto maior, pois mostra ao cliente que você o considera especial.

Também é possível de forma simples e rápida entender qual o tipo de mensagem está trazendo um maior retorno e, caso seja necessário, alterar a estratégia para algo que vá agradar e atrair melhor o seu cliente.

3 – Segmentação (público-alvo)

A partir de uma interatividade maior com o público se torna possível entender quais são os tipos de pessoas que mais tem interesse em seus produtos ou conteúdo, seja pela faixa etária, região ou sexo, isso tudo pode ser avaliado através do e-mail marketing e ser utilizado na hora de fazer uma segmentação que vá trazer melhores resultados.

Conclusão

O e-mail marketing é uma forma barata e simples de gerar leads, sem que seja preciso fazer grandes investimentos.

Além disso, os resultados que esse tipo de marketing oferece são bem diretos e trazem mais benefícios em relação às outras estratégias de marketing presentes no mercado digital.

Compartilhe este post:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Autor:
André Alves

André Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *