Qual a importância de um bom website para o seu negócio?

Um website para uma empresa vai muito além de uma página institucional com algumas informações sobre a mesma. Definitivamente, o website (ou simplesmente site) é o escritório da empresa, marca ou figura-pública na internet.

É dentro do site que implementamos diversas ferramentas para a inteligência do Marketing Digital. Portanto, é importantíssimo que o nosso “escritório online” esteja muito bem arrumado para recebermos os nossos clientes e/ou seguidores.

Neste artigo falaremos sobre alguns tópicos sobre a criação de um website, como:

  • a importância de se ter um bom website;
  • as vantagens de sua criação;
  • o que deve ser levado em consideração ao desenvolver;
  • qual a “caixa de ferramentas” disponível dentro de um website;
  • e, por fim, falar uma verdade que muitas pessoas às vezes não levam em consideração ao fazer o marketing pela internet.

Primeiramente, por que ter um website?

É inegável o grande avanço da internet e o aumento da conectividade das pessoas. Podemos dizer que se uma marca não está bem posicionada neste meio, ela praticamente não existe. Então, uma empresa que não utiliza os meios digitais para expandir seus negócios pode estar perdendo muitos clientes em potencial.

Com a internet disponível e as ferramentas de busca em nossas mãos, hoje o consumidor possui acesso à meios de pesquisa atualizados. Tais meios tem grande influência na hora da decisão de compra ou de contratação de um serviço.

Por isso ter um bom site é um passo fundamental para quem quer investir no marketing digital. É com ele que você pode investir em atração do seu público-alvo.

Um site bem elaborado e utilizado corretamente pode fazer o seu negócio alavancar e se tornar maior e melhor. Se houver um bom planejamento junto aos mecanismos de busca da internet, feeds de notícias e o vínculo nas redes sociais, um website tem interferência direta na prospecção de novos clientes.

LEIA TAMBÉM:  Ter um blog: 6 motivos para usar um blog como marketing

O que devemos levar em consideração para criarmos um website?

Alguns pontos importantes devem ser levados em conta para que tenhamos um site de qualidade, o que vemos abaixo:

  1. Design: É de grande importância que o site seja bonito e fácil de se navegar, pois queremos que o nosso visitante se sinta bem quando chegar ao nosso “escritório virtual”, não é mesmo?
  2. Responsividade: O nome pode ser complicado, mas isso apenas quer dizer que o site terá um design perfeito, independente se o visitante estiver em um computador, um tablet ou um smartphone. Afinal, smartphone com internet é o principal meio de pesquisa, e você quer ser bem visto quando for encontrado, certo?
  3. Encontrabilidade: Não adianta termos uma empresa maravilhosa, mas que ninguém consegue encontrar. É importante que quando alguém busque pela informação que possuímos, que essa informação chegue a essa pessoa. Portanto, existem técnicas de otimização nos mecanismos de busca (chamado SEO – Search Engine Optimization) que fazem com que o nosso conteúdo seja posicionado em destaque quando as pessoas buscarem.

E quais são as vantagens de um bom website?

Vamos citar aqui algumas dentre as muitas razões para se investir em um website:

  • Inclusão digital: Pois ter um bom site passa ao consumidor a imagem de uma marca forte e de uma empresa sólida e confiável.
  • Presença na internet: Pois cada vez mais os clientes recorrem a internet para encontrar a solução de algum problema, seja ele encontrar um bom prestador de serviços para uma consultoria especializada ou até mesmo encontrar a padaria ou supermercado mais próximo.
  • Dinamismo na publicidade: Porque é possível ter acesso à opinião do público-alvo em tempo real, e com isso poder fazer alterações instantaneamente para obter melhor resultados.
  • Variedade de métricas: A variedade de métricas disponíveis é enorme e pode ajudar a medir a eficiência do conteúdo do site. Portanto, se torna mais fácil entender o comportamento dos visitantes, tomar decisões, melhorar a apresentação da marca e gerar resultados.
  • Marketing de Conteúdo: Trabalhar com o marketing de conteúdo é a forma de engajar seu público-alvo, por oferecer materiais educativos e conteúdo relevante, e então aproximar a relação entre sua marca e as pessoas.

O que é possível fazer com um site?

Como dissemos anteriormente, o website não é só uma página institucional com as informações da empresa. Mas afinal, o que mais dá para se explorar com o seu desenvolvimento?

LEIA TAMBÉM:  Ter um blog: 6 motivos para usar um blog como marketing
Veiculação de conteúdo
Connectivity Idea with Lightbulb

Primeiramente, a veiculação de conteúdo é uma das ferramentas mais poderosas que se pode ter em mãos. Com ela você demonstra a sua autoridade no assunto e faz com que as pessoas lhe encontrem quando buscarem algo relacionado ao que você publicou.

Isso é o que chamamos de Marketing de Conteúdo.

Acredite! Entregar conteúdo de qualidade e relevante é o que faz você conseguir o maior número de seguidores e clientes.

E são nesses conteúdos que existirá o engajamento de sua audiência. Nada melhor do que gerar um bate-papo com eles para podermos entender o que precisam ou o que chama a atenção. Então, assim podemos focar o nosso marketing direcionado no que dá resultado.

Captura de leads

Na sequência, podemos citar as formas de captura de leads. De nada adianta você ter pessoas lhe encontrando e indo embora sem comprar. Portanto é importante que existam formas de se conseguir os contatos dessas pessoas e começar um relacionamento com elas, entregando muito conteúdo que elas gostem e, fazendo assim, essas pessoas terem uma fidelização a você ou sua marca.

E existem diversas formas de se fazer essa captura sem ser intrusivo. É o que chamamos de Marketing de Atração (ou Inbound Marketing).

Remarketing

Além disso, existe também a possibilidade de se colocar “rastreadores” (os chamados pixels de redes sociais ou cookies), onde podemos utilizá-los para buscar a atenção dos visitantes até mesmo quando estão fora do nosso site. Isso é chamado de remarketing.

É comprovado que uma parcela muito baixa das pessoas compram a partir do primeiro contato que tem com o produto ou o serviço de um profissional. A média é de que sejam necessários de 5 a 7 contatos para que o cliente se sinta confiante em você e efetue a compra.

Sendo assim, quando você consegue de fato abrir um canal para “continuar a conversa” com o cliente e fazer suas ofertas aumenta significativamente a chance de aumentar sua receita.

Agora, o fato importantíssimo, que poucas pessoas estão se atentando…

Atualmente, com o grande crescimento do uso das redes sociais, muitas empresas e figuras-públicas têm focado seus esforços em crescer a sua audiência somente nesses canais.

Não há nada de errado em fazer um grande trabalho dentro desses canais. Muito pelo contrário. Eles são grandes ferramentas para gerar tráfego, engajamento e seguidores. Porém, o grande erro está em focar SOMENTE neles.

LEIA TAMBÉM:  Ter um blog: 6 motivos para usar um blog como marketing
Os motivos são os seguintes:
  1. Montar toda a estratégia de marketing digital somente nas redes sociais é o mesmo que montar o seu escritório no terreno de outra pessoa. Ou seja, a qualquer momento você pode ter sua conta cancelada e perder o seu trabalho.
  2. Você gera conteúdo para outra empresa. Isso quer dizer que o conteúdo que você está colocando lá, apesar de gerar um certo tráfego para você, pertence a rede social.
  3. O conteúdo que você gera não chega para todos os seus seguidores. Devido aos algoritmos de ranqueamento das redes sociais (falamos um pouco sobre esses algoritmos no post O que é a Gestão de Redes Sociais e como deve ser feita), o seu conteúdo é exibido apenas para uma pequena porcentagem dos seus seguidores.
  4. Caso você queira ter seu conteúdo amplamente divulgado, você deverá pagar para impulsionar essas postagens.
  5. O conteúdo que você gera tem uma vida útil reduzida. Ou seja, quando ele é postado, fica em evidência por um certo período de tempo (algumas horas ou no máximo alguns dias), e depois fica esquecido na sua linha do tempo.

Novamente ressaltamos que as redes sociais são ferramentas poderosas para o marketing digital. Porém, elas devem ser utilizadas da maneira adequada. Nos próximos posts, falaremos mais sobre a forma de utilizar todo o potencial das redes sociais e websites.

Conclusão

Neste artigo, vimos um pouco da importância de se ter um bom website para as estratégias do marketing digital e um bom posicionamento da marca.

Notamos também que não podemos deixar todo o nosso foco somente nas redes sociais. Sendo assim, para um bom aproveitamento de todo o potencial que o mundo digital proporciona para o crescimento da marca, é importante trabalharmos todas essas ferramentas em conjunto, para se complementarem.

Nós da Auge Marketing Digital somos especialistas em criação de websites e blogs, implementações de melhores práticas e ferramentas e também criação de estratégias para se obter todo o potencial que essa ferramenta pode proporcionar.

Ficou interessado? Entre neste link para saber mais sobre a criação de sites da Auge.

Compartilhe este post:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Autor:
André Alves

André Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.